Fed cria comitê de supervisão financeira liderado por seu vice-presidente
Washington, 12 set (EFE).- O Federal Reserve (Fed, o banco central) dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira a criação de um comitê de supervisão de estabilidade financeira, liderado pelo vice-presidente da instituição, Stanley Fischer, e que terá como função antecipar a expansão de bolhas financeiras.
Fischer, prestigiado economista e ex-presidente do Banco de Israel, será acompanhado pelos governadores do Fed Daniel Tarullo e Lael Brainard.
A criação desse comitê coloca em evidência a importância que o banco central americano dá para a prevenção de uma possível nova crise financeira, como aconteceu em 2008 com a explosão da bolha criada pelas hipotecas de alto risco.
Os economistas são especialmente prudentes em um contexto de taxas de juros excepcionalmente baixas, próximas de 0% durante seis anos nos EUA e que deve ter seu primeiro aumento no próximo ano.
Fischer, confirmado em maio passado como o “número 2” da presidente do Fed, Janet Yellen, já fez uma advertência nesse sentido em um discurso em julho.
“Necessitamos estar sempre atentos sobre a próxima crise, e haverá outra, porque não será idêntica à anterior, e estar atentos tanto para prevê-la como para tentar evitá-la”, ressaltou.
O vice-presidente do Fed já tinha recomendado aos EUA que estipulasse um mandato claro para o banco central para também promover a estabilidade dos mercados, e não apenas supervisioná-la.
Apesar de as reuniões do Fed ainda não terem começado, o jornal “The Wall Street Journal” afirmou que o projeto desse comitê foi estipulado em várias reuniões durante os meses de junho, julho e agosto entre Yellen e Fischer. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.