Felipe VI assume os atributos de chefe das Forças Armadas da Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 05h51
  • BlueSky

Madri, 19 jun (EFE).- O novo rei da Espanha, Felipe VI, assumiu nesta quinta-feira a condição de chefe das Forças Armadas em um evento realizado no Palácio da Zarzuela, a residência da monarquia espanhola.

Juan Carlos de Bourbon, que ontem abdicou do trono, transferiu ao novo monarca uma faixa de tecido que o reconhece como capitão-general das três Forças Armadas.

Este ato é o primeiro dos previstos hoje para a proclamação de Felipe VI, de 46 anos, como rei da Espanha.

Às 5h30 (horário de Brasília) começará no Congresso dos Deputados a cerimônia solene de proclamação, na presença de todos os parlamentares, das principais autoridades do Estado e de representantes do Corpo Diplomático.

Felipe VI pronunciará nesse ato o primeiro discurso de seu reinado.

Enquanto isso, milhares de cidadãos começaram a se aglomerar pelas ruas de Madri, onde Felipe VI e sua esposa Letizia farão um percurso após a cerimônia no Congresso para se dirigir ao Palácio Real, onde presidirão uma recepção com mais de 2 mil convidados de todos os setores da sociedade.

Voluntários da Prefeitura de Madri distribuíram desde a madrugada 100 mil bandeirolas entre as pessoas que vão assistir a passagem do rei pelas ruas do centro. A insígnia nacional está presente em muitas das varandas dos edifícios, assim como no mobiliário urbano e nos ônibus municipais.

A Puerta del Sol, um dos lugares mais famosos do centro de Madri, amanheceu hoje com uma fotografia gigante do casal real na fachada da sede do governo regional de Madri, e com várias bandeiras da Espanha nas varandas de todos os edifícios.

Além disso, a sede da Prefeitura, na Praça de Cibeles, exibia duas bandeiras gigantes da Espanha e 700 ônibus urbanos da cidade estão adornados com pequenas bandeirolas em cima dos retrovisores.

Ao longo de todo o percurso, as cercas que separam os cidadãos das ruas por onde transitará o carro do rei também têm o emblema nacional, e todo a itinerário se encontra enfeitado com flores.

Vários cidadãos – muitos estrangeiros – que pretendiam chegar à Praça do Oriente para ver a saudação do casal real da sacada do palácio tiveram problemas para chegar ao local, pois as ruas do centro da cidade estão interditadas. EFE

nac/rpr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.