Felipe VI e Obama querem reforçar a cooperação entre Espanha e EUA

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 02h35
  • BlueSky

Nova York, 23 set (EFE).- O rei da Espanha, Felipe VI, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacaram a “estreita colaboração” entre os países “em resposta aos desafios internacionais” e concordaram que as duas nações devem fortalecer ainda mais sua importante relação como sócios e amigos.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden, disse à Agência Efe após a reunião realizada nesta terça-feira em Nova York entre Obama e Felipe VI que ambos abordaram neste encontro “a estreita colaboração entre EUA e Espanha, tanto bilateral como por sua condição de aliados na Otan, em resposta aos desafios internacionais”.

Ambos chefes de Estado concordaram, além disso, que suas duas nações “deveriam seguir trabalhando juntas para fortalecer a sempre importante relação de cumplicidade e amizade entre os governos e os povos de Espanha e EUA”.

Hayden ressaltou que, por ser a primeira visita de Felipe VI aos Estados Unidos desde sua proclamação, esta era uma oportunidade para que o presidente Obama lhe felicitasse pessoalmente.

A reunião durou quase meia hora, aconteceu no Hotel Waldorf Astoria – sede da delegação americano durante a Assembleia Geral da ONU – e se desenvolveu em um ambiente “muito tranquilo e cordial”, de acordo com fontes oficiais espanholas, que definiram o encontro como “muito positivo”.

Segundo estas mesmas fontes, Felipe VI e Obama examinaram as “excelentes” relações bilaterais no âmbito político, econômico e cultural, assim como a evolução de diferentes conflitos internacionais, em uma primeira reunião que demonstrou a “boa sintonia” entre ambos.

As fontes espanholas consideraram “bastante provável” que na reunião se tratasse a candidatura espanhola ao ingresso no Conselho de Segurança como membro não permanente, mas não detalharam se entre os conflitos internacionais abordados figurava a evolução e as perspectivas da crise da Síria após os recentes bombardeios. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.