Felipe VI entrega Prêmios Rei da Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h27

Madri, 7 mai (EFE).- O rei Felipe VI entregou nesta quinta-feira os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha a comunicadores de Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha e Peru para trabalhos em várias categorias.

Esta é a 32ª edição dos prêmios concedidos pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional. A cerimônia foi realizada na Casa do Leitor de Madri.

Em discurso, o rei expressou satisfação pelo vigor do jornalismo e destacou a importância do compromisso com a democracia com a “imprensa livre”, que contribui para construir “sociedades cada dia mais justas e democráticas”.

O monarca considerou necessária uma “adaptação constante” do jornalismo às novas tecnologias e aos “novos estilos narrativos” em uma sociedade da informação em que a “relevância crescente” das redes sociais acrescenta uma “maior complexidade”, pois “revolucionaram a ideia clássica de comunicação pessoal e coletiva”.

O rei elogiou o esforço da Agência EFE por estar na vanguarda da inovação e em um contínuo processo de adaptação aos novos tempos.

O presidente da EFE, José Antonio Vera, ressaltou “o que desde sempre foi a marca de EFE: o compromisso com a informação”, e afirmou que após celebrar os 75 anos da empresa, dois outros aniversários são lembrados em 2015.

Trata-se do décimo aniversário da criação da Fundeu, a fundação que preza pelo correto uso da língua espanhola nos meios de imprensa, e o 25º da Efeagro, que promove “uma informação rigorosa e correta sobre o mundo da alimentação na Espanha”.

Vera enfatizou que a EFE é parte da imagem da Espanha e da região ibero-americana no exterior, levando notícias, fotos e vídeos a todos os países da América e do resto do mundo.

“Este ano traçamos como como objetivo fortalecer nossa presença no continente asiático através de serviços em árabe e inglês”, ressaltou.

Felipe VI entregou prêmios ao brasileiro Domingos Peixoto (Fotografia), ao boliviano Roberto Navía Gabriel (Imprensa), à argentina María Arce e ao colombiano José Fernando López (Jornalismo Digital), aos espanhóis Margarita Esparza (Rádio), Nuría Mejías e José Luis Fernández Cabeza (Jornalismo Ambiental) e ao colombiano Juan Carlos Iragorri (Televisão).

Neste ano se candidataram aos prêmios 206 trabalhos procedentes de 18 países. Domingos Peixoto venceu com a foto, publicada no jornal “O Globo”, do cinegrafista Santiago Andrade sendo atingido por um rojão durante um protesto no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014.

A premiação inclui 6.000 euros e uma estátua de bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios, e é patrocinada pelo grupo internacional de concessões e construção OHL. O prêmio de Jornalismo Ambiental tem o apoio da Fundação Aquae. EFE

ma-jgb/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.