Felipe VI torna-se oficialmente o novo rei da Espanha
Madri, 19 jun (EFE).- Felipe de Bourbon tornou-se rei da Espanha após a publicação, no Diário Oficial do Estado, à 0h desta quinta-feira (horário de Madri), da lei pela qual seu pai, Juan Carlos I, abdicou do trono.
Juan Carlos de Bourbon assinou ontem no Palácio Real a lei de abdicação em favor de seu filho primogênito, que foi referendada pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy, e a entrada em vigor dessa norma ocorreu com sua publicação no boletim oficial.
A proclamação de Felipe VI como rei vai acontecer a partir das 8h30 GMT (5h30 de Brasília) em cerimônia solene no Congresso e que terá a participação de deputados e senadores, assim como de representantes dos poderes do Estado e do Corpo Diplomático.
Após essa proclamação, o novo monarca pronunciará o discurso inaugural de seu reinado.
Felipe de Bourbon, de 46 anos, chega ao trono da Espanha após a abdicação de seu pai, Juan Carlos I, que assumiu o trono em novembro de 1975 e que, no último dia 2, anunciou sua renúncia.
A esposa de Felipe VI e nova rainha é Letizia Ortiz, de 41 anos, e a sucessão na Coroa representa que a princesa das Astúrias e herdeira do trono passa a ser Leonor, de oito anos, a filha mais velha do novo casal real. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.