Ferguson encerra estado de emergência diante de ausência de incidentes

  • Por Agencia EFE
  • 14/08/2015 16h17

Washington, 14 ago (EFE).- As autoridades do condado de Saint Louis, no Missouri, suspenderam nesta sesta-feira o estado de emergência em Ferguson pela ausência de incidentes e detenções como os que no domingo e na segunda-feira marcaram aniversário da morte de Michael Bown por um policial branco.

“Após analisar o transcurso das últimas quatro noites, sob o estado de emergência, fico feliz em agrada anunciar que nossos agentes estabeleceram a ordem e preveniram novos atos de violência”, informou hoje em comunicado o diretor-executivo do condado, Steve Stenger.

“Acabo de ordenar o fim do estado de emergência com efeito imediato. Quero enfatizar que os agentes locais permanecerão atentos, e que estão preparados para responder rapidamente se for necessário”, acrescentou.

O fim do estado de emergência era esperado para quarta-feira, pela absoluta normalidade de terça-feira em Ferguson, mas as autoridades decidiram mantê-lo por pelo menos mais 24 horas.

Na quinta-feira à noite, apesar da ausência de incidentes e detenções, voltaram a estendê-lo por mais 24 horas.

Esta medida permitiu à polícia do condado assumir a segurança, substituindo os agentes locais, muito questionados pelas práticas violentas e discriminatórias contra a majoritária população negra da cidade.

A polícia do condado, determinada a evitar uma nova onda de distúrbios como os que fizeram história em 2014, foi muito cautelosa ao vigiar e dispersar os protestos, em contraste com a força, para muitos excessiva, empregada tanto pelos agentes locais como pela Guarda Nacional ano passado.

O tiroteio que domingo à noite deixou gravemente ferido outro jovem negro, baleado pela polícia, despertou os piores temores e a cidade se preparou para impedir a volta da violência, os saques e os enfrentamentos entre agentes e manifestantes que marcaram os protestos raciais de 2014.

Desde que sábado de manhã começaram as manifestações pelo primeiro aniversário da morte do jovem negro Michael Brown, Ferguson viveu pouco mais de 24 horas de violência e tensão, mas o balanço de detenções ficou em 144.

Desde a segunda-feira à noite não houve incidentes nem detenções, e a cidade recuperou totalmente a tranquilidade nos últimos dias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.