Ferguson prolonga estado de emergência por mais 24 horas apesar de calmaria
Washington, 13 ago (EFE).- As autoridades do condado de Saint Louis, onde está a cidade de Ferguson, decidiram nesta quinta-feira prolongar o estado de emergência por pelo menos mais 24 horas, apesar de desde segunda-feira não terem sido registrados incidentes nem detenções como os que mancharam o aniversário da morte de Michael Brown.
Esta medida permite à polícia do condado estar a cargo da segurança, substituindo nessa tarefa os agentes locais, muito questionados por supostas práticas violentas e discriminatórias contra a majoritária população negra da cidade.
A polícia do condado, focada em evitar uma nova onda de distúrbios como os que fizeram história em 2014, foi muito cautelosa na hora de vigiar e dispersar os protestos, em contraste com a força, para muitos excessiva, que empregaram tanto os agentes locais como a Guarda Nacional no ano passado.
O tiroteio no qual no domingo pela noite ficou gravemente ferido outro jovem negro em uma ação da polícia despertou os piores temores e a cidade se preparou para impedir a volta da violência, dos saques e dos enfrentamentos entre agentes e manifestantes que marcaram os protestos raciais de 2014.
No entanto, desde segunda-feira à noite não ocorreram incidentes nem detenções, e a cidade recuperou totalmente a tranquilidade durante os últimos dias. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.