Ferguson vive mais uma noite de tensão entre policiais e manifestantes

  • Por Agencia Brasil
  • 11/08/2015 09h41
EFE/SID HASTINGS Policial tenta evacuar rua de manifestantes que relembram um ano da morte de Michael Brown Jr.

A cidade de Ferguson, no estado norte-americano do Missouri, viveu outra noite tensa, com 23 detenções e confrontos entre manifestantes e a polícia, mas sem incidentes com gravidade, informou nesta terça-feira (11) a polícia local. No domingo (9), as manifestações pacíficas para lembrar o primeiro ano da morte do jovem negro Michael Brown, por um policial branco, terminaram com violência.

“Durante o protesto [desta noite] não houve tiroteios, disparos, roubos, saques ou danos à propriedade”, informou a polícia do condado de Saint Louis, onde está localizada a cidade de Ferguson, em comunicado emitido depois do fim da manifestação por volta das 3h30 (horário local).

A tensão durou cerca de cinco horas na Avenida West Florissant, centro dos protestos pela morte de Brown e cenário esta noite, mais uma vez, de confrontos entre manifestantes e a polícia.

Os policiais, com equipamento antimotim e veículos blindados, começaram a avançar e fazer as primeiras detenções quando um grupo de cerca de 50 pessoas se concentrou no meio da avenida, proibido desde que o protesto que deixou de ser pacífico, por volta das 11h (horário local).

Desde então e até o início da madrugada, manteve-se a tensão entre os dois lados, tendo os agentes detido mais de 20 pessoas e os manifestantes lançado garrafas de água congelada e outros objetos.

Na madrugada de domingo, vários tiroteios na zona de protesto acabaram com uma pessoa ferida gravemente e dois feridos leves. A polícia do condado está cuidando da segurança da cidade e utiliza os agentes locais, que são muitas vezes acusados de discriminação e violência contra a população negra.

Ferguson amanheceu hoje ainda em estado de emergência, declarado nesta segunda (10) pelo perigo “potencial de danos a pessoas e propriedades”, depois da violência que ocorreu na noite de domingo.

Esses incidentes marcaram o dia de marchas pacíficas para lembrar o primeiro aniversário da morte de Brown, um episódio que levou a um dos piores distúrbios raciais em décadas e abriu novo capítulo na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

A morte de Brown faz um ano e está no centro do debate da violência e discriminação policial contra os negros nos Estados Unidos. O fato gerou a criação de um novo movimento social intitulado “Black lives matter (As vidas dos negros interessam)”. Centenas de pessoas têm saído às ruas da cidade desde sábado (8), denunciando que, passado um ano, nada mudou para a população negra de Ferguson.

Da Agência Lusa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.