Festa em rua residencial, e sem autorização da Prefeitura, atrapalha vida de moradores

  • Por Jovem Pan
  • 26/09/2015 16h41
Reprodução Rua Carpina

Uma festa sem autorização das Prefeitura de São Paulo acontece a partir das 16h deste sábado em um uma rua estritamente residencial no bairro do Morumbi. Chamada de Rio Sunset by Rosa Chá, já conta com confirmação de mais de 1,9 mil pessoas em evento no Facebook.

De acordo com o repórter Victor LaRegina, a festa já conta com cerca de 30 banheiros químicos, além de vans que transportam gelo e, inclusive, um gerador de energia. Tais fatos comprovam que não é apenas uma “reunião de amigos”, mas sim uma organização privada, que visa o lucro.

Um vigia da rua afirmou ao repórter que as festas são comuns: “sempre faz, mas não é direto. Hoje a festa vai ser grande, a noite toda. Hoje tem três festas”. Um funcionário de uma das casas da Rua Carpina, no bairro do Morumbi, disse que a Polícia Militar chegou a ir ao local para falar com orgzanizadores da festa, mas logo depois foram embora.

Em conversa com um dos organizadores do evento foi garantido que foram feitos testes de som e que este não vazará além da rua onde fica a residência. A festa está programada para ter início às 16h e deve terminar por volta da 01h deste domingo (27).

A reportagem entrou em contato com a Rosa Chá, que negou qualquer envolvimento com a festa e disse que a responsabilidade é da Rio Sunset. A Rio Sunset não se pronunciou até o momento sobre o evento.

Questionada, a Prefeitura disse que precisaria de mais tempo para enviar uma resposta a Jovem Pan.

Em entrevista a Jovem Pan, o advogado criminalista Roberto Delmanto Junior afirmou que “é uma vergonha” a realização desta festa estar acontecendo em bairros residenciais e criticou a omissão da Prefeitura.

“É um desvirtuamento do zoneamento. Uma área residencial não pode ter algo visando o lucro, como uma casa de show, de festa (…) A omissão da Prefeitura é algo que tem sido muito repetitivo na cidade. Há um desmando completo”, disse.

O advogado explicou ainda que cabe à Prefeitura ir ao local com fiscais para que a festa seja embargada. “A Polícia não pode embargar a festa, só pode entrar se houver perturbação de sossego ou se algo ocorrer lá dentro”.

Ele alertou ainda para a falta de regularidade na festa e disse que trata-se de um evento ilegal em termos administrativos: “não tem alvará, não tem Corpo de Bombeiros, não tem plano de fuga, acesso a cadeirantes. Ao mesmo tempo é uma concorrência desleal com empresários”.

“Uma coisa é uma festa particular, mesmo que grande. Outra é realizar atividade comercial, arrecadar dinheiro, em áreas residenciais absolutamente a margem de posturas municipais”, disse.

Sobre a responsabilidade do evento, Delmanto ressaltou que a Rosa Chá é corresponsável junto a Rio Sunset, uma vez que trata-se de uma ação de marketing.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.