FGV: Confiança da Construção sobe 0,1 ponto em outubro, para 74,7 pontos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/10/2016 11h46
Arquivo/Agência Brasil Trabalhadores da construção civil na frente de uma edificação inacabada Setor poderia crescer até 6% em 2021 sem os entraves com o encarecimento e a falta de insumos

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,1 pontos, entre setembro e outubro, alcançando 74,7 pontos. O resultado marca a quarta alta consecutiva do indicador, o que mantém a tendência de lento avanço iniciada em março, mesmo que a elevação desse mesmo não seja estatisticamente significativo, informou a FGV

A instituição ainda ressalta que a alta no indicador se deve “exclusivamente” à melhora nas expectativas. O Índice de Expectativas (IE-CST) marcou 85,4 pontos em outubro, ficando 0,6 ponto acima de setembro. A contribuição mais forte para esse avanço veio do quesito que mede as perspectivas para a demanda nos três meses seguintes, com uma variação de 1,1 ponto na margem. 

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) caiu 0,3 ponto em outubro, alcançando 64,5 pontos, após quatro meses de alta. Dois indicadores influenciaram esse movimento de baixa, com quedas quase idênticas: o que mede a situação atual dos negócios e o da situação atual da carteira de contratos. 

Dessa maneira, a diferença entre o ISA-CST e o IE-CST aumentou para 20,9 pontos, um recorde na série histórica. “Este quadro deve permanecer por algum tempo, uma vez que as expectativas estão sendo alimentadas por notícias que ainda não se efetivaram, ou ainda, que não determinaram o início de um novo ciclo de crescimento. Em outubro, o porcentual de empresas prevendo redução do total de pessoal ocupado voltou a crescer, interrompendo a melhora observada desde abril do indicador de mão de obra prevista nos três meses seguintes”, afirmou, em nota, a coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, Ana Maria Castelo.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor ficou em 64,9% em setembro, 0,1 ponto porcentual acima do resultado de setembro, sinalizando relativa estabilização do nível de atividade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.