Fidel Castro quebra silêncio com condolências à lenda do vôlei cubano

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2014 11h35

Havana, 3 jun (EFE).- O ex-presidente de Cuba Fidel Castro, que não se pronunciava publicamente há mais de dois meses, rompeu o silêncio nesta terça-feira com a publicação de uma mensagem de condolência pela morte do reconhecido treinador de vôlei Eugenio George.

Em um breve texto divulgado hoje na imprensa oficial, Fidel – de 87 anos e afastado do poder em 2006 – indicou que se inteirou da morte de George, de 81 anos, pela edição do jornal “Granma” de ontem, embora a morte da lenda do vôlei cubano tenha sido anunciada no último sábado e o enterro realizado no domingo.

“Vários companheiros chamaram a atenção pela ausência de alguma oferenda floral nossa acompanhando seu caixão. Eu, que sempre o admirei muito, não sabia de seu falecimento”, assinalou o líder cubano em mensagem dirigida aos “companheiros do Inder (Instituto Nacional de Esportes)”.

Em relação a George, eleito o melhor treinador de equipes femininas do século XX pela Federação Internacional de Vôlei e considerado a principal figura da escola cubana desse esporte, Castro ressalta que o mesmo foi um “prestigiado e destacado especialista”.

Além disso, o ex-presidente cubano lembrou que “levou à equipe feminina de vôlei de Cuba aos mais altos patamares desse esporte no mundo”.

Até hoje, o último artigo de Fidel Castro visto na imprensa oficial cubana era o publicado no último dia 28 de março, quando um tabloide especial foi publicado com o texto íntegro da conversa telefônica que sustentou com o falecido líder venezuelano Hugo Chávez em 2002, após o golpe de Estado que o tirou do poder na Venezuela por algumas horas.

No entanto, Fidel se manteve em silêncio após a morte do amigo e escritor colombiano Gabriel García Márquez, ocorrida no último dia 17 de abril.

Em abril, a filha de Chávez, María Gabriela Chávez, publicou no Twitter uma foto na companhia do líder cubano em Havana, a última imagem de Castro a ser divulgada.

Desde 2006, quando começou a delegar o poder ao seu irmão Raúl, que foi confirmado como presidente de país caribenho somente em 2008, Fidel Castro mantém um perfil público com esporádicas aparições e com a publicação de artigos, prática cada vez menos frequente.

Por outro lado, Fidel continua recebendo a visita de inúmeras personalidades que viajam à ilha, sendo que a última conhecida foi a do primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dung, no última 26 de março. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.