Fidel Castro reaparece em fotos de reunião recente com líder estudantil

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2015 05h48

Havana, 2 fev (EFE).- A imprensa oficial de Cuba divulgou nesta segunda-feira fotografias recentes do ex-presidente do país, Fidel Castro, em um encontro que manteve em sua residência com o líder estudantil Randy Perdomo, no último dia 23.

De acordo com os sites dos jornais “Granma” e “Juventud Rebelde”, assim como o portal oficial “Cubadebate”, Perdomo foi convidado para visitar o ex-presidente, em sua casa, por causa do projeto da Federação dos Estudantes Universitários (FEU) para comemorar o 70º aniversário do ingresso de Fidel Castro na Universidade de Havana.

O artigo onde o encontro é narrado, escrito pelo próprio líder estudantil, está acompanhado de várias fotografias em que Fidel Castro aparece em vários momentos de sua reunião com o jovem.

O ex-presidente cubano aparece sentado, com bom aspecto e sorridente. Em várias dessas imagens, também aparece a esposa de Fidel Castro, Dalia Soto del Valle.

Segundo o relato Randy Perdomo, os dois conversaram durante três horas sobre vários temas, entre eles sobre a Universidade de Havana, de assuntos científicos, e até sobre os “exercícios físicos” que o ex-presidente cubano faz todos os dias.

Fidel, de 88 anos e longe do poder desde 2006, não aparece em um evento público desde janeiro de 2014. Suas últimas fotografias foram divulgadas em agosto do ano passado quando recebeu a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Nas últimas semanas, os rumores sobre sua saúde tinham aumentado por causa de seu silêncio em relação ao histórico anúncio de restabelecimento de relações entre Cuba e Estados Unidos.

Seu primeiro pronunciamento público sobre esse acontecimento ocorreu quarenta dias depois, em mensagem dirigida à FEU de Havana, lida precisamente por Randy Perdomo em um ato na universidade da capital cubana.

Um dia depois, Fidel Castro recebeu a visita do teólogo e intelectual brasileiro Frei Betto, mas não foram divulgadas fotografias.

Em declarações para a imprensa cubana, Frei Betto afirmou que Fidel Castro está em boa saúde e que conversaram, entre outros temas, sobre o papa Francisco, por quem o ex-presidente cubano tem “profunda admiração”. EFE

sam/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.