Fidel Castro reaparece em inauguração de galeria de arte em Havana

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 12h25

Havana, 9 jan (EFE).- O ex-presidente cubano Fidel Castro, de 87 anos e que deixou o poder em 2006, reapareceu em público nesta quarta-feira na inauguração de um estúdio de arte em Havana, no mesmo dia em que se cumpriram 55 anos de sua entrada na capital, em 1959, informou hoje a imprensa oficial.

Fidel Castro, cuja aparição pública anterior tinha sido em abril de 2013, quando inaugurou uma escola em Havana, participou ontem à noite da abertura do estúdio, que segundo publicou o jornal “Granma”, é um núcleo cultural sem fins lucrativos para experimentação e divulgação artística.

“Passadas as nove da noite e no 55º aniversário da entrada em Havana de Fidel à frente do exército rebelde, o líder histórico da revolução chegou na oficina da rua 9 e 120 no bairro Romerillo de Playa e saudou a artistas e moradores que aplaudiram com emoção o recém chegado”, disse o jornal oficial do Partido Comunista cubano (PCC).

O líder visitou a nova galeria e a mostra “Lam, eres imprescindible”, com obras originais de Wilfredo Lam, e a exposição “El pensador”, do artista cubano Alexis Leyva “Kcho”, que esteve presente na inauguração do estúdio.

A única fotografia oficial do ato foi divulgada na página eletrônica estatal “Cubadebate”, na qual se vê Fidel Castro de costas, sentado em uma cadeira e apontando com seu braço esquerdo uma das obras artísticas da galeria, ao lado de “Kcho”.

O ato de ontem foi a primeira aparição pública de Fidel Castro em 2014. O ex-governante de Cuba deixou o poder em 2006 e delegou o comando do país ao seu irmão Raúl, que em 2008 foi ratificado formalmente como presidente de Cuba.

Desde então, o líder da revolução cubana realizou poucas aparições públicas. Além disso, seus artigos na imprensa oficial são cada vez mais raros.

Ontem, completou-se o 55º aniversário da entrada de Fidel Castro e sua caravana de rebeldes em Havana, em 1959, mas os atos para comemorar a data foram adiadas devido ao mau tempo e acontecerão em lugar e dia não divulgado.

Em 1º de janeiro, o presidente Raúl Castro liderou na cidade de Santiago de Cuba o principal ato político pelos 55 anos do triunfo da revolução. EFE

sam/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.