Filha de Salvador Allende entregará faixa presidencial a Michelle Bachelet

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2014 17h04

Santiago do Chile, 27 fev (EFE).- A senadora socialista Isabel Allende, filha do falecido presidente chileno Salvador Allende, entregará no próximo dia 11 de março a faixa presidencial a Michelle Bachelet no início de seu segundo mandato como chefe do Estado do Chile, informaram nesta quinta-feira fontes parlamentares.

Isso, depois que os partidos do pacto Nova Maioria, que levou Bachelet ao triunfo nas eleições de dezembro passado, com mais de 62% dos votos, decidiram que Allende, senadora pela região de Atacama, presidirá o Senado chileno durante o ano 2014.

Segundo a legislação chilena, ao assumir o cargo, um presidente é investido pelo presidente do Senado, que, além disso, é o primeiro na linha de sucessão de um governante em caso de morte ou inabilitação absoluta para seguir exercendo o cargo.

“Para nós tem um simbolismo enorme que uma mulher socialista, senadora, filha do presidente Salvador Allende entregue a faixa presidencial a outra mulher socialista”, comentou o também senador socialista Fulvio Rossi após a divulgação do acordo alcançado entre os partidos da coalizão de centro-esquerda.

“É uma foto que vai percorrer o mundo inteiro, pela transcendência que tem do ponto de vista da história, da esquerda, da tradição republicana e de gênero”, acrescentou.

“A presença de duas mulheres nos cargos mais relevantes de nosso país, na Presidência da República e do Senado de alguma maneira legitima para sempre a presença feminina em espaços de poder e a participação da mulher na política”, complementou.

A coalizão estabeleceu ainda que em 2015 o Senado será presidido pelo democrata cristão Patrício Walker e, em 2016, por Ricardo Lagos Weber, do Partido pela Democracia e filho do ex-presidente Ricardo Lagos (2000-2006).

Em 2017 a presidência do Senado será ocupada por outro senador democrata cristão, cujo nome ainda não foi decidido por esse partido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.