Filho de ex-ministro chinês revela detalhes da vida do pai na prisão
Pequim, 2 jan (EFE).- O filho mais velho de Bo Xilai, ex-ministro do Comércio da China condenado à prisão perpétua por corrupção em 2013, revelou detalhes sobre a vida do pai na prisão, inclusive que recebe tratamento por problemas de saúde e pode receber visitas com frequência.
Segundo informou nesta sexta-feira o jornal “South China Morning Post”, Li Wangzhi, filho de Bo, comentou em sua conta no Weibo (equivalente ao Twitter na China) que seu pai está relativamente bem de saúde, mas que recebe tratamento médico por uma doença sobre a qual não quis dar detalhes.
Ex-ministro do Comércio durante a presidência de Hu Jintao, Bo9 Xilai era secretário do Partido Comunista na prefeitura de Chongqing quando foi destituído em 2012 e acusado de corrupção, em um dos maiores escândalos da história do regime comunista.
Bo Xilai é frequentemente visitado pelo filho, apesar de ambos terem perdido o contato por quase 30 anos com o divórcio do ex-ministro com a primeira esposa, Li Danyu (mãe de Li Wangzhi) para se casar com Gu Kailai.
A atual esposa também cumpre pena de prisão, em seu caso pelo assassinato do empresário britânico Neil Heywood, após ser julgada em 2012 e condenada à morte, mas a sentença foi suspensa por dois anos e deverá ser comutada para prisão perpétua.
“Vou visitá-lo sempre que posso, e espero que haja mais oportunidades se a lei permitir”, disse Li em sua mensagem, que poucas horas de ser publicada, na quinta-feira, foi apagada pelas autoridades censoras. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.