Filho de Teori falou em ameaças: “se algo acontecer, já sabem onde procurar”

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2017 18h39

Francisco Zavascki relatou temor por sua família

Reprodução/Facebook Francisco Zavascki relatou temor por sua família

Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro Teori Zavascki, que morreu nesta quinta-feira (19) em acidente de avião em Paraty, relatou preocupação com a integridade física da família. Teori era o relator da Operação Lava Jato no STF e havia encurtado suas férias para retomar as delações.

“É óbvio que há movimentos dos mais variados para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminoso do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei!”, escreveu Francisco, em post de maio de 2016, em sua página do Facebook.

Ele ainda deixou um recado: “Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…!”.

Histórico do Ministro

Teori, que tinha 68 anos, era o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo. Cabia a ele os próximos e decisivos passos da investigação que envolve alguns dos políticos mais emblemáticos do Brasil e que possuem foro privilegiado e, portanto, só podem ser julgados pela mais alta corte.

O ministro era responsável pela homologação das conhecidas “delações do fim do mundo”, colaborações de 77 executivos da construtora Odebrecht com a Justiça. A expectativa era que o ministro do STF começasse a decidir em fevereiro a oficialização ou não das delações que envolviam diversos políticos importantes dos núcleos do governo de Michel Temer e Dilma Rousseff. Enquanto estava em recesso, a equipe de juízes do ministro analisava o extenso material resultante de uma longa negociação que se estendeu por todo o ano de 2016.

Teori Zavascki substituiu Cézar Peluso como ministro do STF em 2012, após aprovação no plenário do Senado, em meio ao processo de julgamento do mensalão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.