Filho de Teori falou em ameaças: “se algo acontecer, já sabem onde procurar”

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2017 18h39
  • BlueSky

Francisco Zavascki relatou temor por sua família

Reprodução/Facebook Francisco Zavascki relatou temor por sua família

Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro Teori Zavascki, que morreu nesta quinta-feira (19) em acidente de avião em Paraty, relatou preocupação com a integridade física da família. Teori era o relator da Operação Lava Jato no STF e havia encurtado suas férias para retomar as delações.

“É óbvio que há movimentos dos mais variados para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminoso do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei!”, escreveu Francisco, em post de maio de 2016, em sua página do Facebook.

Ele ainda deixou um recado: “Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…!”.

Histórico do Ministro

Teori, que tinha 68 anos, era o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo. Cabia a ele os próximos e decisivos passos da investigação que envolve alguns dos políticos mais emblemáticos do Brasil e que possuem foro privilegiado e, portanto, só podem ser julgados pela mais alta corte.

O ministro era responsável pela homologação das conhecidas “delações do fim do mundo”, colaborações de 77 executivos da construtora Odebrecht com a Justiça. A expectativa era que o ministro do STF começasse a decidir em fevereiro a oficialização ou não das delações que envolviam diversos políticos importantes dos núcleos do governo de Michel Temer e Dilma Rousseff. Enquanto estava em recesso, a equipe de juízes do ministro analisava o extenso material resultante de uma longa negociação que se estendeu por todo o ano de 2016.

Teori Zavascki substituiu Cézar Peluso como ministro do STF em 2012, após aprovação no plenário do Senado, em meio ao processo de julgamento do mensalão.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.