Filial do Estado Islâmico toma controle de usina elétrica no leste da Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2015 12h25

Trípoli, 9 jun (EFE).- A filial do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Líbia tomou nesta terça-feira o controle de uma usina elétrica no oeste da cidade de Sirte, a 430 quilômetros ao leste da capital Trípoli, que abastece a região central do país.

Walid Benguezi, integrante da “Fayer Líbia (Amanhecer da Líbia)”, força aliada ao governo considerado rebelde de Trípoli, informou à Agência Efe que as tropas islamitas da “Falange 166” se retiraram do local após o ataque do EI.

Um miliciano islamita morreu na ofensiva. Outros oito ficaram feridos e cinco foram sequestrados pelo EI, acrescentou Benguezi.

No último domingo, o EI decapitou três soldados das milícias leais a Trípoli que tinham capturado em um posto militar da cidade de Abu Grin, situada entre as cidades litorâneas de Misrata e Sirte, quase totalmente controlada pelos jihadistas.

A Líbia é vítima do caos e da guerra civil desde 2011, quando a comunidade internacional contribuiu para a queda do regime ditatorial de Muammar Kadafi.

Há meses, dois governos, um considerado rebelde estabelecido em Trípoli, e outro internacionalmente reconhecido com sede em Tobruk, lutam pelo poder apoiados por milícias islamitas e militares do antigo regime.

Nos últimos meses, a filial do EI na Líbia se consolidou na cidade de Darna, no leste do país, e avançando na sequência rumo à Sirte.

O ataque hoje em Sirte ocorre enquanto as partes em conflito na Líbia se reúnem no Marrocos, sob mediação da ONU, para tentar acertar uma agenda que comece pela formação de um governo de união nacional. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.