Filipinas: alerta para chegada de supertufão com rajadas de 255 km/h
O olho do tufão estava a 540 quilômetros de Baler, no litoral oriental de Luzon, com ventos sustentados de 205 km/h com sequências de 255 km/h. As previsões indicam que Mangkhut se fortalecerá nas próximas horas e se os ventos sustentados superarem os 220 km/h, será classificado como um supertufão
A aproximação do tufão Mangkhut, de categoria 5, fez as autoridades das Filipinas elevarem nesta sexta-feira o nível de alerta em todas as regiões do norte do país. Nove províncias do norte da ilha de Luzon estão desde hoje pela manhã no nível de alerta número 3 (de um total de 5) e dez províncias do centro de Luzon se encontram no nível de alerta número 2.
A expectativa é que Mangkhut, o maior tufão a atingir as Filipinas desde Haiyan — em 2013, deixou 6,3 mil mortos — toque a terra amanhã pela manhã em algum ponto da costa nordeste de Luzon, entre as províncias de Cagayan e Isabela, duas das principais produtoras de arroz e milho.
Pela manhã, o olho do tufão estava a 540 quilômetros de Baler, no litoral oriental de Luzon, com ventos sustentados de 205 km/h com sequências de 255 km/h. As previsões indicam que Mangkhut se fortalecerá nas próximas horas e se os ventos sustentados superarem os 220 km/h, será classificado como um supertufão.
O governo filipino começará hoje os trabalhos para retirar as famílias que residem nas áreas mais vulneráveis ao ataque da tempestade e mobilizou, por enquanto, cerca de US$ 30 milhões para a resposta de emergência.
(Com informações da agência EFE)
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.