Fiorina surpreende e aparece atrás de Trump entre republicanos, diz pesquisa
Washington, 20 set (EFE).- O magnata Donald Trump segue na liderança na preferência dos eleitores republicanos para a presidência dos Estados Unidos, mas ganhou uma nova rival, Carly Fiorina, que surpreendeu ao aparecer na segunda posição em uma pesquisa divulgada neste sábado pela emissora “CNN”.
Trump conta agora com 24% do apoio dos republicanos, contra 32% do início de setembro. Já Fiorina, ex-diretora-executiva da Hewlett Packard tem agora 15%, graças ao bom desempenho no debate televisivo realizado pela “CNN” na última quarta-feira, assistido por cerca de 23 milhões de americanos.
Em terceiro lugar está o neurocirurgião Ben Carson, com 14%, desempenho inferior aos 19% registrados há algumas semanas. Marco Rubio, senador pela Flórida, vem na sequência, após crescimento de 3% para 11% depois do debate. Já Jeb Bush, ex-governador da Flórida e considerado como favorito republicano, aparece em quinto, com 9% da preferência.
A ascensão de Fiorina pode representar uma reviravolta nas primárias republicanas. Por não estar entre os dez melhores colocados nas primeiras pesquisas, a ex-diretora-executiva da HP ficou de fora do debate principal da “Fox News”, o primeiro entre os pré-candidatos republicanos.
Mesmo assim, se destacou no evento secundário, chamando a atenção do eleitorado antes do evento da “CNN”, onde rivalizou com Trump e foi considerada como a vencedora.
O próximo debate televisivo entre os republicanos deve ocorrer no dia 28 de outubro, no Colorado.
Foram entrevistadas 1.006 pessoas, entre os dias 17 e 19 de setembro, para a pesquisa da “CNN”, que tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.