Flórida inicia votação antecipada e espera superar caos das eleições de 2012
Miami, 20 out (EFE).- A votação antecipada para as eleições legislativas começou nesta segunda-feira em vários condados do estado da Flórida (EUA), onde os eleitores esperam esquecer o cenário de longas filas e caos que afetaram principalmente as minorias no pleito presidencial de 2012.
A Divisão de Eleições da Flórida informou que os cidadãos poderão votar entre hoje e 2 de novembro em 30 dos 67 condados do estado, entre eles Miami-Dade, o de maior população, e nos demais começará ao longo da semana.
As organizações civis tentam assegurar que os eleitores tenham a informação sobre seu status de inscrição e que as cédulas de voto por correio e provisória (aceitas nas urnas, mas pendentes de verificações por alguma irregularidade) sejam contadas corretamente, afirmou à Agência Efe Carolina González, porta-voz da União Americana de Liberdades Civis (ACLU) da Flórida.
Os observadores também tentarão assegurar que os membros das mesas de votação estejam “capacitados adequadamente para fazer frente a qualquer problema que possa surgir”, acrescentou González.
No entanto, os eleitores vão com ceticismo às urnas devido às longas filas que tiveram que enfrentar durante as eleições presidenciais de 2012 e o impedimento de eleitores legítimos de exercer seu direito, problemas que afetaram especialmente hispânicos e afro-americanos.
Pelo menos 201 mil eleitores se abstiveram de votar nessas eleições, desanimados com a espera de mais de seis horas nas filas, lembrou o professor Theodore Allen, que liderou uma análise da universidade Ohio State.
A congestão de eleitores ocorreu por causa da diminuição dos dias de votação antecipada (de 14 para 8), realizada em 2011 pelo governador da Flórida, Rick Scott, e os legisladores. A situação foi reparada no ano passado pelo governo estadual.
Neste ano, o período mínimo obrigatório para a votação antecipada começou a valer no último sábado e terminará no dia 1º de novembro, ou seja, 8 dias, mas o supervisor de eleições de cada condado pode aumentá-lo, como o fizeram Miami-Dade e Broward, que terão o máximo de 14 dias.
A Flórida elegerá no dia 4 de novembro seu governador e ocupantes de outros cargos públicos locais, e decidirá sobre iniciativas como o uso medicinal da maconha. Os moradores do estado, assim como os demais eleitores do país, também votarão para concorrentes ao Senado e à Câmara dos Representantes do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.