FMI analisará alívio da dívida para decidir se participa de resgate à Grécia
Washington, 13 ago (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quinta-feira que avaliará sua participação no terceiro resgate financeiro à Grécia depois que as decisões em relação ao alívio da dívida do país sejam tomadas, um dos principais pontos de desencontro entre os credores internacionais.
A chefe da missão do FMI na Grécia, DeLia Velculescu, indicou em comunicado que o órgão analisará sua participação “no fornecimento de qualquer financiamento adicional para Grécia assim que sejam realizados passos no programa das autoridades (europeias) e no alívio da dívida”.
“Esperamos trabalhar com as autoridades no desenvolvimento de um programa econômico em maior detalhe e que os sócios europeus da Grécia tomem decisões sobre o alívio da dívida que permitam que ela seja sustentável”, indicou Velculescu.
Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro terão que esclarecer amanhã algumas dúvidas sobre o terceiro resgate financeiro à Grécia. Por isso, permanece sobre a mesa a possibilidade de um novo crédito-ponte ao país se não houver acordo.
A Comissão Europeia (CE) enviou hoje ao Eurogrupo os documentos técnicos e jurídicos para o novo pacote de assistência financeira à Grécia, de até 86 bilhões de euros, e com duração de três anos.
Esse programa será gerido pelo fundo de resgate permanente da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilização, e tanto a Grécia como os credores confiam – à espera da votação desta noite no parlamento grego – que o Eurogrupo dê sinal verde para a proposta.
A Alemanha, no entanto, reiterou nos últimos dias que um pacote de três anos para a Grécia tem que ter uma base sólida e não deve ser elaborado de forma precipitada.
Berlim alega que precisa de mais tempo para fazer uma análise completa e pediu esclarecimentos sobre o papel futuro do FMI, a sustentabilidade da dívida, além da credibilidade de certas reformas e privatizações que ainda serão feitas pelo governo grego. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.