FMI: conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia têm efeitos econômicos locais

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2014 15h21

Cidade do México, 24 jul (EFE).- Para o Fundo Monetário Internacional (FMI) os efeitos econômicos do conflito na Faixa de Gaza e na Ucrânia são “locais”, mas o conflito no Iraque pode aumentar o risco de uma escalada dos preços do petróleo.

Ao apresentar no México nesta quinta-feira a atualização do relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, apontou que “o conflito em Gaza parece não ter maiores efeitos, além do impacto em Israel”.

Por outro lado, uma escalada dos preços do petróleo pelo risco de mudanças na provisão por causa do tensionamento na situação do Iraque pode “afetar ao mundo inteiro”.

Em relação ao impacto do conflito ucraniano, Blanchard assinalou que as consequências econômicas são locais e só se refletiram internamente na Ucrânia e na Rússia, em particular nas remessas e nas exportações dos países que dependem de Moscou.

“Até o momento não houve um impacto grande na Europa central ou ocidental, mas se as coisas piorarem e o conflito escalar, qualquer coisa que tenha a ver, por exemplo, com o abastecimento de gás, poderia impactar a Europa”, advertiu, no entanto.

O FMI fez hoje um drástico corte nas projeções de crescimento econômico para a Rússia em 2014, dos 1,3% calculados em abril para 0,2% e para 2015 de 2,3% para 1%.

Este rebaixamento tem a ver, segundo o relatório, com “a notável desaceleração do crescimento por causa das tensões geopolíticas que continuam a deprimir a demanda e o investimento”.

Em nível global o FMI também reduziu as projeções, dos 3,6% previsto em abril para 3,4%, lastradas pelo “fraco” primeiro trimestre nos EUA e o “menor otimismo” em relação às economias emergentes, mas sua previsão para 2015 continuou em 4%. EFE

jrm-pmc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.