FMI diz que crise “aguda” exige reestruturação da dívida grega

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2015 18h24

Washington, 8 jul (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta quarta-feira que a “aguda” crise da Grécia exige uma reestruturação da dívida e lembrou que a instituição está envolvida nas negociações sobre o plano de resgate porque o país europeu “solicitou sua assistência”.

Em uma conferência na Brookings Institution, em Washington, a diretora do FMI ressaltou a disposição da entidade em ajudar a Grécia a encarar a “aguda” crise que sofre, e reiterou que o FMI sempre tinha defendido um enfoque que “combine a sustentabilidade da dívida com as reformas estruturais”.

Lagarde lembrou, além disso, que “se o FMI está envolvido, é porque a Grécia solicitou ajuda, e uma vez que o Fundo está envolvido, é preciso acompanhar suas normas e ser imparcial”, disse ela em relação à declaração em moratória desse país ao descumprir um pagamento de 1,6 bilhão de euros na semana passada.

As palavras da diretora do FMI se somam às do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jack Lew, que frisou hoje a necessidade de se apresentar uma reestruturação da dívida grega, um ponto sobre o qual os parceiros europeus, especialmente a Alemanha, se mostraram reticentes.

Lagarde defendeu a atuação do Fundo no programa de resgate à Grécia ao assegurar que os empréstimos da instituição “estão condicionados à restauração do crescimento e a sustentabilidade da dívida”.

A ex-ministra de Finanças da França ressaltou que o FMI tinha defendido a mesma dupla abordagem nos casos dos recentes resgates financeiros a Irlanda e Portugal, nos quais os programas haviam “funcionado”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.