FMI: Grécia precisa de um financiamento extra de 50 bilhões de euros

  • Por Agência EFE
  • 02/07/2015 14h46
Manifestante exibe bandeira grega na entrada do Parlamento durante protesto pela manutenção da Grécia na zona do euro, em Atenas, nesta segunda-feira. 22/06/2015 REUTERS/Marko Djurica Reuters Manifestante exibe bandeira grega na entrada do Parlamento durante protesto pela manutenção da Grécia na zona do euro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quinta-feira que a necessidade de financiamento da Grécia entre 2015 e 2018 chega a 50 bilhões de euros, por isso que com o plano apresentado pelos credores internacionais iam ser ncessários mais 36 bilhões de euros por parte dos parceiros europeus.

Em uma análise publicada hoje, o FMI considera a dívida da Grécia “insustentável” e assegura que a situação piorou desde a chegada ao governo do esquerdista Alexis Tsipras, porque os objetivos fiscais foram diminuídos e a aplicação de reformas estruturais adiada.

“Se o programa (de 2012) tivesse sido implementado como se presumia, não teria sido necessário um maior alívio de dívida”, assinalou a instituição financeira internacional.

A análise, além disso, reduz as previsões de crescimento econômico para a Grécia este ano de 2,5% para 0% e piora suas perspectivas sobre a dívida que antes tinha situado em uma tendência de baixa dos atuais 175% do Produto Interno Bruto (PIB) para 128% em 2020, e que agora vê em 150% para essa data.

“Mudanças muito significativas nas políticas e na perspectiva desde o início do ano provocaram uma alta substancial das necessidades de financiamento”, acrescentou o documento.

Se continuar com os objetivos do programa, apontou, “seria necessário uma quitação de dívida correspondente a 30% do PIB”.

O relatório do FMI foi divulgado justamente quando a Grécia se prepara para o referendo do próximo domingo convocado pelo Executivo de Tsipras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.