Focada na alimentação, Exposição Universal 2015 é aberta hoje em Milão

  • Por Agencia EFE
  • 01/05/2015 03h33
  • BlueSky

Milão, 1 mai (EFE).- A Exposição Universal de Milão abrirá suas portas nesta sexta-feira e se transformará nos próximos seis meses em um fórum global sobre os desafios da alimentação no século XXI.

Com o tema “Alimentar o planeta, energia para a vida”, o evento quer abordar a erradicação da fome e a produção sustentável de alimentos para a população mundial que chegará, segundo as previsões, a 9 bilhões de pessoas em 2050.

O local onde estão montados os pavilhões dos 145 países participantes começará a receber o público às 10h locais (5h em Brasília), enquanto a inauguração oficial está prevista para ter início ao meio-dia (7h em Brasília).

Participarão da cerimônia o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, e o comissário do governo responsável pela Expo, Guiseppe Sala. O papa Francisco também fará discurso, mas através de videoconferência da Cidade do Vaticano.

O ato será concluído com a assinatura da “Carta de Milão”, o documento oficial que reúne o legado da Expo, criado por 500 especialistas que abordam o desenvolvimento sustentável e o direito à alimentação.

A expectativa para o primeiro dia de evento, no entanto, é de tensão, pelo menos do lado de fora da Exposição Universal. Uma série de manifestações foi convocada em Milão, com participantes de vários países do mundo.

Ontem, a cidade já conviveu com protestos. Vários rojões foram acesos e cartazes colocados nos muros do local que recebe o evento, mostrando palavras de ordem como “Contra a Expo e a austeridade, autogestão nas ruas”.

O Ministério do Interior reforçou a segurança em Milão com o envio de 2.000 agentes. Eles se somarão aos 2.600 homens que já estão na capital da região da Lombardia.

Fora os confrontos, Milão se vestiu de gala na noite de ontem e seu centro se transformou em um autêntico baile.

O concerto do cantor Andrea Bocelli, acompanhado pelo pianista chinês Lang Lang, foi o ato principal de uma festa que durou até o final do dia na história praça do Duomo.

Com cerca de 110 hectares e com forte esquema de segurança, a Expo 2015 foi montada no noroeste de Milão, cerca de 16 quilômetros do centro da cidade, junto ao município de Rho. EFE

gsm-iam/lvl

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.