Fogo de artilharia em Donetsk mata pelo menos seis civis
Donetsk (Ucrânia), 11 fev (EFE).- Pelo menos seis civis morreram nesta quarta-feira e outros oito ficaram feridos por fogo de artilharia em Donetsk, informaram as autoridades desta cidade, o principal reduto dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.
Segundo a prefeitura, os projéteis de artilharia caíram sobre uma estação de transporte pública “Tsentr”, onde impactaram em dois ônibus, que ficaram completamente destruídos, e sobre a entrada de uma fábrica metalúrgica.
O comunicado oficial atribuiu o ataque a um “grupo de exploração e sabotagem” das Forças Armadas da Ucrânia.
“Cinco civis morreram no ato. Outros nove foram transferidos a um centro de traumatologia. Um dos feridos faleceu pouco após ser internado”, disse à imprensa local o chefe de Saúde da autoproclamada república popular de Donetsk, Viktor Kuchkovoi.
Ontem, pelo menos 15 pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas por um bombardeio com mísseis em Kramatorsk, cidade a 100 quilômetros ao norte de Donetsk, controlada pelas forças governamentais.
Segundo as autoridades de Kiev, mais de 30 mísseis dos separatistas caíram sobre bairros residenciais da cidade e sobre o quartel-general das tropas ucranianas desdobradas na zona do conflito.
A intensificação dos combates coincide com as negociações que são realizadas pelo Grupo de Contato (Ucrânia, Rússia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, mais os separatistas) em Minsk, onde hoje os líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França devem se reunir para abordar um plano de paz para este ucraniano.
De acordo com dados da ONU, mais de 5,3 mil pessoas, entre combatentes e civis, morreu nos quase dez meses de conflito armado nas regiões orientais da Ucrânia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.