Fogo de artilharia ucraniana deixa 15 civis mortos em Donetsk
Moscou, 2 fev (EFE).- Pelo menos quinze civis morreram e 42 ficaram feridos neste fim de semana pelo fogo da artilharia ucraniana em Donetsk, no leste da Ucrânia, informou nesta segunda-feira a prefeitura da cidade.
“Às 10h (5h de Brasília) de hoje se ouvia na cidade o estrondo de explosões”, afirmou a prefeitura em um comunicado divulgado em seu site.
O comando das milícias pró-Rússia da autoproclamada república de Donetsk denunciou que as tropas ucranianas disparam tiros de canhão contra localidades nas imediações de Debaltsevo, estratégica cidade controlada pelas forças de Kiev.
“Em Marinka, os militares ucranianos não permitem que os civis deixem a cidade. São utilizados como escudos humanos”, disse o porta-voz das milícias da autoproclamada república de Donetsk, Eduard Basurin, citado pela agência russa “Interfax”.
Segundo Basurin, nesta cidade, situada no leste da região de Donetsk, os milicianos combatem rua por rua, mas “o inimigo opõe resistência e não se rende”.
Segundo a ONU, mais de cinco mil pessoas, entre civis e combatentes, morreram no leste da Ucrânia desde meados de abril de 2014, em um conflito que provocou, além disso, o êxodo de centenas de milhares de refugiados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.