Fogo no parque de Yosemite avança e já atingiu 1.800 hectares

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 01h23

San Francisco, 10 set (EFE).- O fogo que queima sem controle desde domingo no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, avançou nas últimas horas e já alcançou mais de 1.800 hectares, indicaram nesta quarta-feira os serviços de informação sobre incêndios do parque.

Mais de 400 bombeiros lutam contra as chamas que atingiram uma das áreas de maior valor paisagístico e turístico de Yosemite, mas só conseguiram conter 10% do fogo.

O incêndio, que se concentra na área conhecida como o Pequeno Vale de Yosemite, as margens do rio Merced, obrigou o fechamento de todas as rotas da região e impediu o acesso ao cume do Half Dome, a rocha de mais de 1.400 metros de altura que é uma das principais atrações do parque.

Mais de cem visitantes foram desalojados dos acampamentos e de trilhas da área e outros 85 excursionistas e escaladores foram retirados de helicóptero do topo do Half Dome no domingo.

Declarado em meados de julho após o impacto de um raio, o fogo de Yosemite permaneceu ativo durante várias semanas dentro de um perímetro muito reduzido, de apenas oito hectares (20 acres), até que os fortes ventos do domingo reaviraram o fogo repentinamente e transformá-lo em um grande incêndio que neste momento queima sem controle.

Batizado como fogo de “Meadow”, o incêndio é o último de uma longa lista de fogos que queimaram este ano em um dos pontos de maior atração turística do Oeste dos Estados Unidos, em uma temporada especialmente nociva por causa da seca crônica que afeta a Califórnia e das altas temperaturas registradas.

Os visitantes do parque estão sendo alertados da possibilidade de a intensa fumaça se deslocar para outros pontos de Yosemite como o movimentado vale principal. EFE

arc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.