Fogo se estende para segundo depósito de combustível em Trípoli

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 12h22

Trípoli, 28 jul (EFE).- Mais um depósito de combustível situado em instalações próximas ao aeroporto internacional de Trípoli pegou fogo nesta segunda-feira, depois que ontem um míssil atingiu um depósito próximo, informou o governo da Líbia, que qualificou a situação de “muito perigosa”.

Em comunicado de “urgência”, o Executivo líbio voltou a pedir às milícias que se enfrentam há duas semanas pelo controle do aeroporto para que detenham os combates imediatamente para facilitar os trabalhos dos bombeiros.

As autoridades mostraram temor de que o incêndio possa provocar uma “catástrofe” humana e ambiental e pediram aos moradores que se afastem pelo menos cinco quilômetros das instalações, pertencentes à companhia petrolífera líbia Brega.

Um responsável do setor petroleiro que preferiu não identificar-se disse à Agência Efe que homens armados haviam disparado contra um dos 13 veículos de bombeiros deslocados até o lugar para tentar controlar as chamas.

As fontes asseguraram que após ser declarado o incêndio no segundo depósito os bombeiros conseguiram sair das instalações com grande dificuldade.

Segundo o responsável, que dispararam contra as pessoas que tentam controlar a situação pretendem a destruição dos depósitos.

O governo pediu ajuda internacional para contribuir com os trabalhos de extinção e espera a chegada de aviões para sufocar as chamas.

Segundo explicou à Efe o porta-voz da Companhia Nacional de Petróleo (CNP), Mohammed al Harari, o primeiro depósito, que foi afetado ontem à noite pelo impacto de um míssil contém 6,6 milhões de litros de gasolina.

Al Harari advertiu sobre uma eventual catástrofe caso que se propague o incêndio, já que, em sua opinião, as instalações abrigam cerca de 90 milhões de litros de diferentes tipos de combustível.

Os confrontos em torno do aeroporto de Trípoli já deixaram pelo menos 97 mortos e 404 feridos, e voltaram a gerar medo de um colapso do regime líbio.

Em 13 de julho, as milícias de Misrata (a 200 quilômetros a leste de Trípoli) lançaram a operação “Fayer” (Amanhecer) com o objetivo de tomar o aeroporto das brigadas de Zintán (a 170 quilômetros a sudoeste da capital), que controlam as instalações desde a queda do regime de Muammar al Kadafi, em 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.