Fontana di Trevi é esvaziada para passar por longa restauração

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 10h38

Roma, 6 jun (EFE).- Os trabalhos de restauração da Fontana di Trevi, a mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália, foram iniciados nesta sexta-feira em Roma, uma reforma que terá um custo de US$ 2,9 milhões e que deverá ser finalizada somente em setembro de 2015.

De acordo com as autoridades romanas, a fonte monumental – imortalizada pelo cineasta Federico Fellini no filme “A Doce Vida”, no qual a atriz Anita Ekberg se banha no local – terá seu perímetro cercado com painéis de vidro para que os turistas possam seguir contemplando a totalidade do complexo.

Além dos painéis de vidro, a fonte também ganhará uma passarela panorâmica que passará por cima da fonte e que estará aberta aos visitantes no final de junho.

Através desta estrutura, acessada da pequena praça em que a Fontana di Trevi se encontra, os visitantes terão oportunidade de ver – “mais de perto do que nunca” – o conjunto de esculturas e as reformas que estão sendo realizadas.

A passarela em questão também receberá um pequeno reservatório temporário, neste caso para manter viva a tradição de lançar moedas no interior da fonte. Além disso, ao longo dos painéis que rodeará o complexo, duas telas serão instaladas para mostrar imagens atuais e históricas do lugar.

A reforma da Fontana di Trevi será financiada inteiramente pela fundação “Fendi for Fountains”, derivada da grife italiana Fendi.

O acordo para realizar a restauração da fonte foi assinado em dezembro de 2012 entre esta fundação e a Superintendência de Bens Culturais, que supervisionará os trabalhos a serem realizados na fonte.

Esta colaboração também inclui também uma verba de US$ 435.475 para restaurar o complexo renascentista de “Quattro Fontane” (quatro fontes), cuja finalização está prevista para março de 2015.

“Um dos símbolos de Roma e do Mundo, a Fontana di Trevi, voltará a brilhar junto a Quattro Fontane. Agradecemos a Fendi por este magnífico presente à cidade e aos milhões de turistas que a cada ano a fotografam e a visitam com paixão”, disse o prefeito de Roma, Ignazio Marino, na nota divulgada.

Inaugurada em 1735, a Fontana di Trevi é a fonte monumental barroca mais célebre de Roma e uma das mais famosas e fotografadas do mundo. EFE

rcg/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.