Forças afegãs dão início à operação para recuperar Kunduz

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 06h43

Cabul, 29 set (EFE).- As forças de segurança do Afeganistão iniciaram uma operação para recuperar a estratégica cidade de Kunduz, situada no norte do país e que está desde ontem sob controle dos talibãs, onde os agentes já começaram a recuperar alguns edifícios, informaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes oficiais.

“O contra-ataque começou nesta manhã e algumas partes da cidade já foram recuperadas”, disse à Efe o vice-porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najib Danish.

Os talibãs entraram ontem em Kunduz e tomaram a cidade, que é crucial para as comunicações no norte do país, em sua conquista militar mais importante desde a queda de seu regime em 2001.

O porta-voz policial relatou que o quarto distrito policial e outras áreas estão sob controle das forças de segurança, que são orientadas do posto de comando no aeroporto, que fica no sul da cidade.

“Neste momento, as forças de segurança estão entrando no novo edifício das instalações da polícia de Kunduz e na prisão”, afirmou para a Efe o porta-voz da polícia de Kunduz, Sayd Sarwar Hussaini.

A operação começou de três pontos diferentes, segundo a fonte, que relatou que chegaram reforços para apoiar as unidades da cidade, onde a infantaria está recebendo cobertura do ar.

Danish também afirmou que a cidade será recuperada “nas próximas horas”.

O Ministério da Defesa do Afeganistão assinalou em uma declaração que as tropas estão fazendo progressos no terreno e que, até o momento, estão encontrando “frágil resistência”.

Por outro lado, o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, escreveu em seu perfil do Twitter que a situação em Kunduz é “normal”.

“O começo do contra-ataque inimigo não é certo, os mujahedins defenderão valentemente a cidade”, escreveu Mujahid na rede social.

Um médico morador de Kunduz que preferiu não ser identificado disse por telefone à Efe que os talibãs ainda estão patrulhando a cidade com veículos que foram capturados das forças de segurança.

“Ainda estou em casa e não me atrevo a sair. Não sei o que os talibãs podem fazer conosco”, contou o médico.

Outro morador de Kunduz, Sadruddin, um motorista de caminhão, relatou para a Efe que os helicópteros das tropas afegãs estão sobrevoando a cidade e que é possível ouvir disparos na região da cidade em que fica o aeroporto.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, completa hoje um ano no poder com uma crescente situação de deterioração da segurança e desaceleração econômica, que coincide com a saída das tropas estrangeiras do país.

A Otan mantém aproximadamente 4 mil militares no Afeganistão na missão de assistência e capacitação Apoio Decidido, enquanto os Estados Unidos realizam uma operação de combate e antiterrorista que inclui 9.800 militares, que permanecerão no país, em princípio, até final de ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.