Forças Armadas aceitam investigar centros usados para tortura durante ditadura militar

  • Por Jovem Pan
  • 02/04/2014 10h04

Em decisão histórica, as Forças Armadas aceitaram investigar os centros usados para tortura durante o regime militar. O pedido foi feito pela Comissão Nacional da Verdade que apura os crimes praticados na ditadura brasileira que completou 50 anos.

Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica informaram ao Ministério da Defesa, a instauração de sindicâncias para apurar os fatos. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, o advogado Pedro Dallari, considerou uma mudança de postura.

*Ouça os detalhes no áudio

A Comissão Nacional da Verdade, coordenada por Pedro Dallari, identificou 371 casos de tortura entre 64 e 66, antes mesmo do AI-5, em 68. A professora de história da USP, Maria Aparecida Aquino, classificou como digna a postura das Forças Armadas, mas lembrou que não apaga o passado.

Nesta terça-feira, o ex-governador José Serra prestou depoimento à Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal de São Paulo. Serra relembrou o período anterior ao golpe de 1964, quando era presidente da UNE e disse que a direita deu início à violência.

 Para o ex-candidato à Presidência pelo PSDB em 2010, a ditadura foi responsável por afugentar gerações da política brasileira. José Serra declarou que “esse fechamento trouxe prejuízo enorme. Seus melhores quadros foram presos ou perseguidos.”

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.