Forças Armadas aceitam investigar centros usados para tortura durante ditadura militar

  • Por Jovem Pan
  • 02/04/2014 10h04
  • BlueSky

Em decisão histórica, as Forças Armadas aceitaram investigar os centros usados para tortura durante o regime militar. O pedido foi feito pela Comissão Nacional da Verdade que apura os crimes praticados na ditadura brasileira que completou 50 anos.

Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica informaram ao Ministério da Defesa, a instauração de sindicâncias para apurar os fatos. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, o advogado Pedro Dallari, considerou uma mudança de postura.

*Ouça os detalhes no áudio

A Comissão Nacional da Verdade, coordenada por Pedro Dallari, identificou 371 casos de tortura entre 64 e 66, antes mesmo do AI-5, em 68. A professora de história da USP, Maria Aparecida Aquino, classificou como digna a postura das Forças Armadas, mas lembrou que não apaga o passado.

Nesta terça-feira, o ex-governador José Serra prestou depoimento à Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal de São Paulo. Serra relembrou o período anterior ao golpe de 1964, quando era presidente da UNE e disse que a direita deu início à violência.

 Para o ex-candidato à Presidência pelo PSDB em 2010, a ditadura foi responsável por afugentar gerações da política brasileira. José Serra declarou que “esse fechamento trouxe prejuízo enorme. Seus melhores quadros foram presos ou perseguidos.”

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.