Forças Armadas assumem controle dos órgãos de segurança do Espírito Santo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/02/2017 19h00
  • BlueSky
ES - CRISE SEGURANÇA/EXÉRCITO/VITÓRIA - GERAL - Exército faz a segurança em Vitória (ES), na manhã desta quarta-feira (8). O Espírito Santo está sem a PM nas ruas porque protestos de familiares dos policiais bloqueiam as saídas dos batalhões. As famílias pedem reajuste salariam para a categoria, que é proibida de fazer greve. Desde sábado (4), o estado vive uma onda de violência com mortes, saques e assaltos. 08/02/2017 - Foto: RENATO CABRINI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO RENATO CABRINI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Exército no Espírito Santo - AE

O governo do Espírito Santo publicou na edição desta quarta-feira, 8, do Diário Oficial do Estado decreto que transfere o controle operacional dos órgãos de segurança pública estadual para o general de brigada Adilson Carlos Katibe, responsável pela força-tarefa que atua no Estado desde a última segunda-feira, 6. 

Segundo o Ministério da Defesa, essa transferência faz parte da burocracia necessária para o envio de tropas federais – desde segunda-feira agentes das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança estão nas cidades capixabas para substituir os policiais militares, que no último final de semana iniciaram um motim.

Conforme a assessoria de imprensa da pasta da Defesa, procedimento semelhante foi adotado em todas as outras ocasiões em que houve envio de tropas federais – por exemplo, durante a Olimpíada e Paralimpíada no Rio de Janeiro, no ano passado, e no Amazonas e em Roraima, neste ano.

Pelo menos até o dia 16, o comandante das forças públicas de segurança no Estado do Espírito Santo passa a ser Katibe, responsável pelas operações das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem nos municípios capixabas. Essa situação pode ser estendida para além do dia 16.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.