Forças canadenses combateram Estado Islâmico em terra no Iraque
Toronto (Canadá), 19 jan (EFE).- Forças especiais canadenses enfrentaram no Iraque semana passada combatentes do grupo Estado Islâmico (EI), revelou nesta segunda-feira o comandante de operações das forças especiais, o brigadeiro-general Michael Rouleau.
Rouleau informou hoje que militantes de EI atacaram membros das forças especiais canadenses com morteiros e que elas responderam com atiradores que “neutralizaram” os atacantes.
Esta é a primeira vez que forças de um país ocidental da coalizão contra o EI combatem em terra os extremistas sunitas.
Rouleau acrescentou que as forças canadenses atuaram em defesa própria quando os militares visitavam uma posição iraquiana na frente de batalha do norte do país e que não tiveram baixas ou feridos.
O comandante negou que o enfrentamento assinale que as forças terrestres canadenses no Iraque estejam agora em uma missão de combate em terra, o que, assim comoos Estados Unidos, o Canadá negue que faça parte de sua estratégia.
O Canadá enviou ao Iraque seis aviões de combate CF-18 para a coalizão de forças que estão atacando as posições do Estado Islâmico no país árabe.
As autoridades canadenses também têm em terra no Iraque 69 militares integrantes das forças especiais do país que estão capacitando as forças iraquianas curdas que lutam no terreno contra o EI. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.