Forças curdas matam pelo menos 34 membros do EI em ataque no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 16h47

Mossul (Iraque), 17 dez (EFE).- Pelo menos 34 membros do Estado Islâmico (EI) e três soldados peshmergas, forças da região autônoma do Curdistão iraquiano, morreram nesta quarta-feira após vários combates no norte do Iraque.

O chefe de segurança da represa de Mossul, Mohiedin al Mazuri, explicou à Agência Efe que as forças curdas lançaram uma ampla operação na região de Zumar, a 35 quilômetros ao noroeste de Mossul, onde bombardearam posições dos jihadistas.

Al Mazuri acrescentou que, durante o ataque, os pershmergas conseguiram tomar o controle de várias aldeias da região, incluindo a de Al Hanka, próxima à fronteira com a Síria.

Segundo o chefe de segurança, 13 combatentes curdos ficaram feridos. A ofensiva foi apoiada pelos aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O porta-voz iraquiano explicou que os avanços permitiram as forças curdas a cortar várias estradas usadas pelos jihadistas para levar suprimentos aos seus soldados.

Por outro lado, o responsável pela segurança do governo de Mossul, Mohammed al Bayati, disse à Efe que pelo menos quatro integrantes do EI morreram em outro ataque da coalizão internacional contra um veículo radical no norte da província.

No último dia 25 de outubro, os peshmergas recuperaram a cidade de Zamar, que tinha caído nas mãos do EI em agosto. Desde então, os jihadistas tentam retomar o controle de toda a região.

O EI ocupou Mossul, a segunda cidade mais importante do Iraque, em junho. Após a ocupação, as tropas jihadistas estenderam seus domínios por amplas zonas do norte do país, o que forçou milhares de pessoas a abandonar suas casas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.