Forças curdas recuperam duas aldeias ao sudeste de Mossul, no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 08/11/2014 12h38
  • BlueSky

Mossul (Iraque), 8 nov (EFE).- As forças curdas recuperaram neste sábado duas aldeias do distrito de Majmur, ao sudeste da cidade de Mossul, no norte do Iraque, após violentos enfrentamentos com os combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) iniciados ontem à noite.

Segundo explicou à Agência Efe o prefeito de Majmur, Ibrahim Sheikh Ala, os “peshmergas” (tropas curdas) atacaram ontem à noite as aldeias de Asurian e Baraiem Baul, que estavam em mãos dos jihadistas desde 10 de junho, quando os extremistas iniciaram uma ofensiva no norte do Iraque, na qual conquistaram o controle de Mossul, a segunda maior cidade maior do país.

Sheikh Ala afirmou que os duros combates não deixaram vítimas entre os curdos e que os jihadistas tiverem perdas materiais. Segundo o dirigente, os extremistas abandonaram seu armamento e munição antes de fugir da zona.

A fonte acrescentou que há um grande número de aldeias árabes e curdas de Majmur que permanecem sob controle do EI, embora tenha dito que elas serão recuperadas “nos próximos dias”.

Situada a 80 quilômetros ao sudeste de Mossul, e a menos de 50 quilômetros da província de Erbil, capital da Região Autônoma do Curdistão, Majmur caiu em mãos do EI em 7 de agosto.

A ocupação de Majmur permitiu aos extremistas chegar a até 30 quilômetros de Erbil, embora os bombardeios da coalizão internacional tenham interrompido o avanço dos jihadistas no início de setembro.

Os extremistas lançaram uma ofensiva relâmpago no norte do país em junho e proclamaram um califado nos territórios sob seu controle no Iraque e na vizinha Síria, onde impuseram uma interpretação radical da lei islâmica (“sharia”) e expulsaram várias minorias religiosas iraquianas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.