Forças de segurança libertam 41 civis sequestrados por talibãs no Afeganistão
Cabul, 16 mai (EFE).- As forças de segurança do Afeganistão libertaram 41 civis, entre eles mulheres e crianças, sequestrados pelos talibãs na província de Paktia, no leste do país, onde outros quatro reféns continuam retidos, informaram à Agência Efe fontes oficiais neste domingo.
Um grupo de insurgentes armados parou na manhã de sábado 16 veículos no distrito de Sayid Karam e levou à força 45 passageiros, dos quais 41 foram libertados durante uma operação de resgate iniciadas horas depois do incidente, disse o vice-governador provincial, Abdul Wali Sahi.
O governo paralisou a ofensiva na noite de ontem e enviou um grupo de anciãos tribais para negociar com os talibãs a libertação das quatro pessoas, todas civis, que continuam sequestradas.
“A operação de resgate está parada desde a noite anterior e a iniciaremos de novo se a negociação dos anciãos locais não resultar na libertação dos reféns restantes”, explicou o chefe de segurança provincial, o general Dastageer Rustamyar.
Os talibãs informaram que os 41 sequestrados foram liberados depois de provarem que não eram funcionários do governo. Com isso, foi reduzido a dois o número de pessoas que continuam no cativeiro, afirmou o porta-voz do grupo insurgente Zabihullah Mujahid em sua conta no Twitter.
Mujahid tinha dito após o sequestro que entre os reféns havia oito funcionários de alta patente do governo e que seus homens identificavam outros possíveis integrantes do Executivo, objetivo da operação.
Este é o segundo sequestro em massa ocorrido em Paktia nos últimos dias, onde há uma semana 27 torcedores foram raptados durante uma partida de críquete em um campo do distrito de Zurma, incidente que as autoridades provinciais também atribuíram aos talibãs. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.