Forças do Afeganistão recuperam distrito após matar ou ferir 220 talibãs
Cabul, 30 ago (EFE).- As forças de segurança do Afeganistão recuperaram o controle de um distrito-chave tomado na última quarta-feira pelos talibãs na província de Helmand, no sul do país, em uma operação na qual morreram ou ficaram feridos um total de 220 insurgentes, informaram neste domingo fontes oficiais.
A Polícia e o Exército do Afeganistão lançaram na noite de ontem a ofensiva contra o distrito de Moussa Qala, contando também com apoio aéreo. Após três horas de enfrentamentos, conseguiram expulsar os talibãs da região, informou o Ministério da Defesa em comunicado.
Um porta-voz do Exército em Helmand, Rasoul Zazai, explicou à Agência Efe que um soldado afegão morreu e outros dois ficaram feridos durante o ataque.
Os talibãs estavam entrincheirados em lojas e casas da região, o que atrapalhou o avanço das tropas afegãs que tentavam evitar baixas entre os civis, conforme o porta-voz.
A ofensiva governamental continua no distrito, e as forças de segurança desativaram dezenas de minas terrestres instaladas pelos talibãs na região.
Moussa Qala, chave para o acesso a outras partes de Helmand e províncias vizinhas, tinha caído na quarta-feira nas mãos dos talibãs após quatro dias de intensos enfrentamentos com as forças de segurança, nos quais morreram 60 soldados e cerca de cem ficaram feridos, explicou o porta-voz do Exército em Helmand.
Desde o início da ofensiva de primavera iniciada pelos talibãs no final de abril, os insurgentes tomaram o controle de nove distritos. Seis foram posteriormente recuperados pelas forças afegãs. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.