Forças do Iraque iniciam ofensiva terrestre para recapturar cidade de Fallujah

  • Por Estadão Conteúdo
  • 30/05/2016 11h27
EFE Forças especiais do Iraque começam ofensiva contra Estado Islâmico - EFE

Forças especiais do Iraque começaram nesta segunda-feira um ataque terrestre na cidade de Fallujah como parte de uma ofensiva lançada há uma semana para tentar recapturar a cidade dos militantes do Estado Islâmico.

Autoridades iraquianas e comandantes disseram diferentes relatos sobre os desenvolvimentos. Autoridades afirmaram que forças antiterrorismo avançaram para um bairro do sul de Fallujah, que marcaria sua primeira entrada na cidade após dias de combates nos arredores. No entanto, o comandante da operação global, o tenente-general, Abdelwahab al-Saadi, disse mais tarde que as forças ainda não estavam dentro da cidade.

“Estamos na entrada da cidade, mas ainda não dentro”, disse Saadi, por telefone. “Eles estão resistindo”, disse ele sobre os combatentes do Estado Islâmico, acrescentando que na segunda-feira as forças tinham tomado a área nos arredores ao sul da cidade.

O coronel Steve Warren, porta-voz da coalizão liderada pelos EUA, que tem ajudado o Iraque na luta contra o grupo extremista, disse que a operação estava em curso e que “ninguém entrou na cidade ainda”.

Acredita-se que ao menos 50 mil civis ainda estão presos em Fallujah, que fica cerca de 64 quilômetros a oeste de Bagdá, na província de Anbar. Eles são uma grande preocupação diante do início da ofensiva. O Estado Islâmico ocupou Fallujah por mais tempo do que qualquer outra cidade do Iraque. Os militantes enfrentaram pouca resistência quando tomaram a cidade, em Janeiro de 2014.

O início de um empurrão em Fallujah nesta segunda-feira veio com três atentados que mataram ao menos 22 pessoas na capital Bagdá. Um deles, em uma moto que estava estacionada e explodiu matando três pessoas em Sadr City, um bairro xiita de maioria em que Estado Islâmico reivindicou uma série de atentados no início deste mês, trazendo terror e forte esquema de segurança de volta para a capital. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.