Forças do Iraque retomam controle da cidade de Rutba do Estado Islâmico

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/10/2016 16h12
EFE Bombardeio Iraque - EFE

As forças de segurança do Iraque informaram nesta terça-feira que elas ganharam o controle da cidade estratégica de Rutba depois de resistir a um longo ataque do Estado Islâmico, marcando o fim de uma primeira onda de ataques orquestrados para retomar a terceira maior cidade do país, Mosul.

O desenvolvimento a oeste da província de Anbar vem após as forças do Iraque vencerem uma investida similar neste final de semana do grupo terrorista na cidade rica em petróleo de Kirkuk. Os ataques foram os primeiros esforços combinados entre o Estado Islâmico perto de Mosul contra as tropas do Iraque, curdos e a coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Autoridades iraquianas disseram que a continuação dos ataques é esperada enquanto o território sob controle do grupo sofrer diminuição. E após inicialmente levar o Estado Islâmico para vilas fora de Mosul, o andamento da ofensiva, que começou na segunda-feira, diminuiu, enquanto as tropas buscam retirar o grupos restantes das áreas sob controle.

Militantes do Estado Islâmico entraram em Rutba, controlada pelo governo, no domingo, estendendo uma onda mortes causadas por carros bombas e atiradores contra as forças de segurança que guardavam a cidade, disseram as autoridades iraquianas. 

Mais de 60 militantes foram mortos, de acordo com o porta-voz de operações da Anbar, o general Ismail Al Mahalawi. Na maior batalha para manter o poder de Kirkuk, as forças de segurança mataram pelo menos 82 adeptos do Estado Islâmico. Policiais locais ajudavam na batalha depois que 100 militantes atacaram a cidade na manhã desta terça-feira (25).

As forças de segurança de Kirkuk anunciaram uma quantidade grande de prisões de simpatizantes que assistiram ao ataque.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.