Forças governamentais retomam controle da prefeitura de Mariupol
Donetsk (Ucrânia), 8 mai (EFE).- As forças de segurança retomaram nesta quinta-feira o controle da prefeitura da cidade de Mariupol, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, que tinha sido ocupada pelos insurgentes pró-Rússia.
“Homens com uniformes negros tomaram o controle do edifício da prefeitura. Isolaram o edifício e não deixam ninguém passar”, afirmou um porta-voz rebelde à agência russa “Interfax”.
Os militares ucranianos debelaram com extintores as chamas que os manifestantes pró-Rússia acenderam nas barricadas levantadas com pneus nas imediações da prefeitura.
Forças especiais ucranianas já tinham desalojado na terça-feira durante várias horas o edifício e prendido vários rebeldes.
Pouco depois, os agentes se retiraram do edifício, o que pareceu uma simples demonstração de força como parte de uma tática de desgaste.
O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou hoje que prosseguiria a ofensiva contra as milícias pró-Rússia sublevadas no leste do país.
Os insurgentes rejeitaram por unanimidade o pedido do presidente russo, Vladimir Putin, de adiar o referendo separatista marcado para domingo, consulta que Kiev considera uma “fraude política” e uma “aventura” sem perspectivas de êxito.
Os manifestantes pró-Rússia dessas duas regiões limítrofes com a Rússia pretendem perguntar neste domingo aos eleitores se apoiam a independência dos territórios.
Caso os eleitores apoiem a independência, um dos chefe de governo da “república popular de Donetsk”, Miroslav Rudenko, afirmou que cinco regiões (Donetsk, Lugansk, Kharkiv, Odessa e Nikolayev) formariam um novo Estado independente que se chamaria “Novorossia” (Nova Rússia). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.