Forças iraquianas libertam província de Diyala do controle do EI
Bagdá, 26 jan (EFE).- Forças de segurança iraquianas conseguiram libertar as zonas que estavam sob controle do grupo jihadista Estado Islâmico na província de Diyala, no leste do Iraque, disse nesta segunda-feira à Agência Efe o chefe da polícia local, Jamil al Shammari.
As forças governamentais, apoiadas por milicianos tribais e xiitas, expulsaram os extremistas das localidades no norte de Muqdadiya, a 40 quilômetros ao nordeste de Baquba, capital da província.
Os soldados iraquianos lançaram uma operação de segurança na sexta-feira passada para retomar o controle de aldeias que estavam nas mãos do Estado Islâmico na região, que era o último bastião dos radicais em Diyala.
Shammari afirmou que a província ficou livre de combatentes do EI e que as forças de segurança continuam rastreando a área.
Na operação, segundo o chefe policial, morreram dezenas de jihadistas nos enfrentamentos com forças do exército e da polícia, que receberam apoio da aviação iraquiana e de milicianos tribais.
O Iraque vive desde junho uma sangrenta luta contra o EI, que proclamou um califado nas zonas deste país e da Síria sob seu controle.
Segundo dados do governo iraquiano, mais de 15 mil pessoas morreram e 22 mil ficaram feridas nos ataques terroristas e outros atos de violência no país em 2014. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.