Forças iraquianas repelem ataque jihadista na estratégica zona de Majmur

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2015 10h48

Mossul (Iraque), 6 jan (EFE).- As forças do exército iraquiano e dos “peshmergas” (curdos) repeliram nesta terça-feira um ataque jihadista na estratégica comarca de Majmur, próxima à região autônoma do Curdistão, e mataram pelo menos 11 membros do grupo radical Estado Islâmico (EI).

O prefeito de Majmur, Ibrahim Sheijala, explicou à Agência Efe que os extremistas lançaram uma ofensiva ontem à noite para tomar o controle da cidade de Sultan Abdullah, e que os combates entre ambos os grupos se prolongaram até a madrugada de hoje.

Os enfrentamentos terminaram com 11 mortos nas fileiras do EI, um deles estrangeiro, e de dois “peshmergas”, segundo o prefeito de Majmur, população da qual depende Sultan Abdullah.

Sete milicianos curdos também ficaram feridos durante os choques e foram transferidos a um hospital de Erbil, a capital do Curdistão iraquiano.

Majmur, situada a 80 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, em mãos do EI, e perto do Curdistão, esteve controlada durante alguns dias em agosto pelos jihadistas.

Os “peshmergas” conseguiram recuperar essa cidade e outras da comarca com a ajuda dos bombardeios dos EUA, afastando a ameaça do EI do até agora próspero e estável Curdistão.

O EI conquistou Mossul e amplas zonas do norte e centro do Iraque em junho, ao mesmo tempo que proclamou um califado nesse país e na vizinha Síria.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.