Forças leais ao presidente do Iêmen freiam houthis na província de Lahech
Sana, 23 mar (EFE).- Forças militares e milicianos tribais leais ao presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, repeliram nesta segunda-feira um ataque de combatentes do movimento xiita dos houthis em Al Sabiha, na fronteira entre Taiz e Lahech.
Uma fonte oficial de Lahech explicou à Agência Efe que ocorreram enfrentamentos entre ambos os lados quando os houthis tentaram entrar nesta província para se dirigir posteriormente a Aden.
Hadi fugiu para Aden em 21 de fevereiro, após os houthis tomarem o poder, e da cidade busca reorganizar as forças de segurança que o apoiam.
Os combatentes houthis, em carros blindados, mobilizaram-se a partir da cidade de Taiz, que ontem foi tomada parcialmente pelo grupo em sua campanha para conquistar o sul do país.
Mas o avanço do movimento foi freado em Al Sabiha por unidades da quarta zona militar, que apoia Hadi.
A fonte indicou que os houthis sofreram várias emboscadas na região efetuadas por milicianos tribais, que causaram um número indeterminado de mortos e feridos entre o grupo xiita.
Pelo menos quatro veículos militares do comboio dos houthis ficaram destruídos nos combates e emboscadas, segundo moradores locais.
O Iêmen está imerso em um profundo conflito político, agravado desde que Hadi voltou atrás no mês passado, em Aden, de seu anterior renúncia e anunciou que continuava sendo o presidente legítimo do país, em oposição ao que foi determinado pelos houthis.
O Conselho de Segurança da ONU condenou ontem o início da ofensiva por parte dos houthis e seus avanços em Taiz e ameaçou impor novas sanções. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.