Forças militares de Kiev iniciam retirada de Debaltsevo
Kiev, 18 fev (EFE).- As tropas da Ucrânia iniciaram a retirada de Debaltsevo, atacada desde ontem pelas milícias separatistas pró-Rússia, informou nesta quarta-feira a imprensa ucraniana presenta na estratégica cidade.
Milícias rebeldes mantinham cercados milhares de soldados das forças governamentais na localidade.
Os soldados da 168ª brigada das Forças Armadas ucranianas e os combatentes do batalhão de voluntários Krivbas abandonam a pé a cidade após romper o cerco das milícias rebeldes, informou do local a jornalista Anastasia Stanko, da emissora ucraniana “Hromadske TV”.
“A retirada das tropas está sendo feita de maneira ordenada”, escreveu por sua vez no Facebook o comandante do batalhão de voluntários Donbas, Semyon Semenchenko.
Por sua vez, os representantes do comando rebelde desmentiram que as forças de Kiev tenham quebrado o cerco e asseguraram que mil soldados depuseram as armas e abandonam Debaltsevo através de um corredor aberto pelas milícias.
“Há combates com aqueles que continuam opondo resistência”, disse Vladislav Brig, porta-voz do comando rebelde.
Os combates pela estratégica Debaltsevo, cruzamento entre os redutos pró-Rússia de Donetsk e Lugansk, não terminaram em nenhum momento desde o cessar-fogo que entrou em vigor no domingo passado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.