Forças sudanesas matam 20 rebeldes e recuperam duas regiões em Cordofão

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h29

Cartum, 11 mai (EFE).- As forças de intervenção rápida do Sudão anunciaram nesta segunda-feira que recuperaram o controle de duas regiões na província de Cordofão do Sul e mataram 20 rebeldes do Movimento Popular para a Libertação do Sudão-Setor Norte (MPLS-SN).

De acordo com o dirigente desse contingente em Cordofão do Sul, Abu Obeida Mohammed Din, em declarações aos jornalistas, suas tropas dominaram Aqab e Al Hidra e também se apoderaram de uma grande quantidade de armas e munição depois da fuga dos rebeldes.

Mohammed Din informou que as forças continuarão os ataques contra todas as posições dos rebeldes em uma ampla operação para “limpar Cordofão do Sul de todos os remanescentes dos insurgentes”.

Além disso, o dirigente das mesmas forças em Darfur do Norte, Abdel Rahim Yuma, explicou que suas tropas recuperaram mais de 2.000 cabeças de gado e acabaram com quase 90% dos rebeldes nesta província.

O porta-voz do MPLS-SN, Arno Nuqutlu, disse nesta segunda-feira em comunicado que seus combatentes sofreram dois ataques das forças governamentais ontem, na província de Nilo Azul, mas sofreram uma baixa.

Segundo a versão de Nuqutlu, os rebeldes mataram 13 uniformizados e destruíram 16 veículos na montanha de Kulqu. Nuqutlu acrescentou que também foram confiscados um caminhão militar e 20 fuzis, e capturaram o soldado Hamed Banqa Eisa.

O escritório da ONU em Cartum informou que mais de 23 mil pessoas fugiram durante março dos combates entre o exército e os combatentes do MPLS-SN em Cordofão do Sul.

As autoridades e os rebeldes que querem derrubar o regime de Omar Hassan al Bashir se enfrentam há três anos em Darfur, Cordofão do Sul e Nilo Azul, e já se reuniram várias vezes, sem sucesso, para tentar chegar a uma solução política. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.