Forças turcas entraram no Iraque para perseguir o PKK, aponta imprensa

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 13h00
  • BlueSky

Ancara, 8 set (EFE).- Unidades das forças especiais do Exército turco entraram em território iraquiano durante uma perseguição de membros da guerrilha curda, o PKK, após o ataque que esta organização lançou no domingo em Daglica, segundo informou nesta terça-feira o jornal turco “Milliyet”.

Vários equipes especializadas da Gendarmaria e do Exército realizaram uma “perseguição imediata” aos guerrilheiros curdos e os seguiram até território iraquiano, assegura o jornal, que cita “fontes militares”.

A perseguição aconteceu depois do ataque de domingo do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) contra um comboio militar na cidade de Daglica, na província de Hakkari, fronteiriça com o Iraque, no qual morreram 16 soldados.

Segundo o jornal, desde o território iraquiano as equipes transmitiram a posição dos grupos guerrilheiros à Força Aérea, que realizou um extenso bombardeio em várias regiões do norte do Iraque entre ontem e hoje.

Os conflitos entre tropas turcas postadas na fronteira iraquiana e membros da guerrilha são frequentes desde que o governo e o PKK romperam em julho o cessar-fogo proclamado em março de 2013.

O parlamento turco renovou na quinta-feira a permissão ao governo de enviar tropas ao Iraque e Síria, um trâmite que vem sendo repetido há vários anos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.