Forte tremor causa pânico e deixa danos materiais no centro e sul do México
Cidade do México, 18 abr (EFE).- Um tremor de magnitude 7,2 sacudiu nesta sexta-feira o centro e o sul do México sem deixar vítimas, mas sim danos materiais, cortes nos serviços de energia elétrica e telefonia, e provocou pânico entre a população, em plena festividade de Semana Santa.
O Serviço Sismológico Nacional informou que o abalo sísmico teve magnitude 7,2 na escala Richter, ao invés dos 7 anunciados inicialmente, e situou seu epicentro a 40 quilômetros ao sul da cidade de Petatlán, muito perto do litoral do estado de Guerrero, a 10 quilômetros de profundidade.
O tremor registrado às 9h27 locais (11h27 de Brasília) foi sentido em 14 dos 32 estados do país, mas em nenhum deles foram reportados, até agora, pessoas feridas ou danos graves em infraestruturas, segundo a Defesa Civil.
De acordo com fontes do Serviço Sismológico Nacional, após o tremor houve 76 réplicas com magnitudes de 3,5 a 4,8 na escala Richter.
A região do epicentro é turística por excelência, e nestes dias de Semana Santa está repleta de visitantes, por isso o terremoto gerou várias cenas de pânico e crises nervosas entre eles.
O coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, afirmou que não havia relatos de “danos humanos” devido ao tremor, mas sim desmoronamentos de muros e cortes nos serviços de energia e telefonia em algumas zonas da capital.
Puente também disse que a Secretaria de Marinha descartou o risco de um tsunami, já que o mar registrou um movimento “não superior a 40 centímetros”.
O chefe do governo da capital, Miguel Ángel Mancera, afirmou que alguns muros e árvores caíram e que vidros de janelas ficaram estilhaçados, sobretudo, na região central da Cidade do México, mas em pequena escala.
Sobre o corte do serviço de energia em vários pontos da cidade, ele explicou que se deve à queda de dois transformadores, e afirmou esperar que o problema seja restabelecido em breve.
A estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE) indicou em comunicado que já trabalha no “restabelecimento do serviço nos lugares que registram falhas”, mas destacou que “não há danos no sistema (nacional)”.
O aeroporto internacional da capital não sofreu danos, mas todas as instalações e pistas estão sendo verificadas incesantemente, enquanto o terminal funciona com normalidade.
No metrô da Cidade do México, o serviço foi interrompido durante um minuto após o tremor, o que gerou algumas cenas de caos entre os usuários.
No balneário de Acapulco, também houve cortes de energia elétrica e da rede de telefonia celular. Além disso, houve relato de um deslizamento na estrada que liga esse centro turístico à capital mexicana. EFE
pmc/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.