Fortes chuvas deixam pelo menos 72 mortos na Índia
Nova Délhi, 24 set (EFE).- Pelo menos 72 pessoas morreram devido a inundações e deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas que atingiram o nordeste da Índia nos últimos três dias, informou uma fonte oficial à Agência Efe nesta quarta-feira.
Há registros de 41 mortes no estado de Meghalaya e de outras 31 em Assam, sendo que o número de pessoas que continuam desaparecidas ainda é indeterminado. Muitas povoações tiveram que ser evacuadas devido ao perigo das enchentes, afirmou uma fonte da Força de Resposta de Desastres Nacionais (NDRF).
Chega a 40 mil o número de desabrigados com as chuvas no estado de Assam. Para o governador, Tarun Gogoi, a situação é “crítica”, segundo a agência local “PTI”.
Cerca de 30 mil pessoas foram evacuadas para 40 abrigos em Meghalaya. A operação contou com a ajuda de diferentes serviços de emergência, da polícia e do exército.
No estado de Jammu e Caxemira, as intensas chuvas que atingiram a regiao há duas semanas deixaram 277 mortos e 237 mil desabrigados, e foram consideradas as piores inundações em um século.
De acordo com especialistas, as inundações são frequentes no sul da Ásia entre julho e agosto, mas a força das chuvas foi maior do que o normal nas zonas afetadas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.