Fortes chuvas e inundações causam morte de 47 pessoas no Marrocos

  • Por Agencia EFE
  • 02/12/2014 13h10

Rabat, 2 dez (EFE).- Intensas chuvas e inundações causaram a morte de 47 pessoas no Marrocos e outras duas seguem desaparecidas, informou o Ministério do Interior do país nesta terça-feira.

Desde o dia 27 de novembro foram 11 os mortos, oito deles após a queda de muros de suas próprias casas. Os outros três foram arrastados pelas correntezas de rios, mesmo caso dos dois desaparecidos.

Eles se somam aos 36 mortos registrados entre os dias 20 e 27 de novembro após um dos maiores temporais ocorridos nas últimas décadas no país e que atingiu, sobretudo, a região sul.

Operações lançadas pelas Forças Armadas e a Defesa Civil permitiram o resgate de 1.093 pessoas, quase todas das cidades de Agadir e Guelmin, no Saara Ocidental. Além disso, outras 1.600 foram retiradas de áreas consideradas de risco após a previsão indicar a ocorrência de mais chuvas.

Mais de 250 aldeias em nove províncias do país estão isoladas após a queda de pontes e o bloqueio de estradas. Elas estão sendo abastecidas por aviões e helicópteros, que carregam cobertores, tendas e pacotes com alimentos e outros produtos.

Em casos como o da cidade de Ifni, no litoral do país, o abastecimento de comida, água potável e gás está sendo feito pelo mar. Navios pesqueiros começaram a operação ontem, após a estrada ficar sem ligação com o restante do país.

No entanto, esforços pontuais da Defesa Civil já conseguiram retirar do isolamento, até o momento, mais de cem povoados.

Segundo a imprensa local, algumas cidades das mais castigadas pelo temporal registraram 250 mililitros de chuva em apenas 24 horas, número equivalente a todo um ano de precipitações no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.